Limpeza de Policarbonato e Vidro
Uma Cobertura em Policarbonato novinha, linda. Mas para que ela conserve essa aparência e lhe sirva por anos são necessários alguns cuidados e o principal deles é a limpeza das placas de Policarbonato. O policarbonato é o substituto direto do Vidro nas coberturas, mas com propriedades diferentes, que exigem cuidados especiais na manutenção. Considerado um plástico nobre da construção civil e utilizado em vários setores da engenharia, o policarbonato é uma das principais matérias-prima usadas nas coberturas da i9. Assim, vamos aprender a cuidar dela.
Uma coisa você deve ter em mente: ele risca! Isso requer que adotemos alguns procedimentos na hora da limpeza.
Três tipos de placas de policarbonato são usados nas coberturas i9: policarbonato compacto,policarbonato alveolar e telha de policarbonato. Todos produzidos, basicamente, com a mesma matéria-prima, mudando apenas o formato de injeção. Por ser o que mais se assemelha ao vidro, o tipo Compacto é o que requer mais cuidados na limpeza, pois os riscos poderão ficar visíveis por de baixo da cobertura. E isso não é bom!
Os mesmos cuidados deverão ser empregados em todos os tipos de policarbonato. Vamos lá:
1 – Escolha um dia ou um horário em que o sol não esteja intenso. Para os dias ensolarados o melhor horário é bem cedo, pois a fuligem depositada sobre a placa de policarbonato vai estar úmida, graças ao orvalho da madrugada. Isso facilitará a remoção da sujeira.
2 – Água. Muita água! Molhe as placas de policarbonato com água em abundância. O orvalho já fez a parte dele, agora você vai fazer a sua. Molhe até perceber que o excesso de sujeira se desprendeu. Uma máquina a jato pode ajudar na tarefa.
A insistência pela quantidade de água se deve ao fato que se passarmos um pano sobre a granulação da fuligem acabaríamos lixando a placa de policarbonato e não a limpando. Isso faria com que a placa ficasse com uma aparência embaçada e sem brilho. Fosca.
3 – Separe um pano de algodão (100%) ou uma Vassoura de Bruxa com cerdas de algodão (100%) e um Detergente Neutro de marca conceituada. Não use vassouras convencionais, elas riscarão o policarbonato.
Misture o Detergente Neutro com água num balde até que bastante espuma seja gerada e passe suavemente a solução com o Pano ou a Vassoura de Buxa nas placas de policarbonato num único sentido, o de queda da água. Nunca passe o pano em movimentos circulares. Enxágüe bem e repita o processo até que o resultado esteja satisfatório.
Não deixe que o sol seque a solução sobre o policarbonato. Podem aparecer manchas.
As estruturas metálicas das coberturas da i9 são projetadas para suportar o peso de uma pessoa de 90kg caminhando sobre os perfis, nunca sobre as placas de policarbonato, mas como no processo de limpeza a superfície ficará lisa, aconselhamos o uso de extensores de madeira ou alumínio para alcançar pontos distantes ou contratação de um profissional especializado com equipamento de segurança adequado (EPI). A i9 não presta esse tipo de serviço, mas existem, no mercado, empresas especializadas em limpeza de policarbonato. Consulte na sua região.
A praticidade do policarbonato é percebida na sua limpeza, pois requer somente sabão neutro e água – é expressamente proibido o uso de esponjas muito firmes e quaisquer produtos abrasivos, especialmente aqueles que têm amoníaco em sua base, pois causam danos no material.
O policarbonato vem sendo o “xodó” de quem quer um ambiente moderno, que economize energia elétrica por permitir uma transparência elevada, e que resista a impactos e a altas e baixas temperaturas.