Vidro ou policarbonato?
Existem vantagens e desvantagens.
A planicidade característica do vidro confere elegância ao projeto, mas quais tipos deveram usar?
Essa decisão vai depender do tipo de utilização do ambiente que a cobertura vai abrigar.
Numa piscina poderíamos ter vidros incolores, já que as pessoas gostariam do sol adentrando sem bloqueios, mas numa área que será utilizada como “Sala de Estar” ou numa área que refeições serão servidas, seria conveniente um bloqueio parcial do sol.
O policarbonato geralmente vai custar uns 30% mais barato e sua estrutura também, pois é um material mais leve e pode trabalhar bem com alumínio.
Só que quando chove o vidro pode ser mais resistente e ter maior durabilidade se for laminado e portanto bem mais caro, mas fará bem menos barulho.
Comparando vidro laminado com policarbonato compacto , o vidro será mais caro porém terá melhor desempenho acústico e maior vida útil.
Os dois produtos você irá encontrar em vários tipos de cores e uma preocupação de desempenho térmico que é outro fator que você deveria se preocupar.
O policarbonato compacto tem adição de filme que filtra porcentagens de luz solar, idem os vidros laminados, com a especificação para isso.
Mas os dois materiais, sem dúvida, irão deixar o ambiente mais bonito e moderno.
O emprego do Policarbonato nas Coberturas se dá graças a sua resistência ao impacto, chegando a 250 vezes mais resistente, ao impacto, do que o vidro de mesma espessura, sua leveza e pela não propagação de chamas. Mas Risca com facilidade. Então, um fator determinante para o tempo de vida de sua Cobertura de Policarbonato é a limpeza. Nesse momento você deve estar argumentando: O farol do meu carro não está riscado. – Tanto nos faróis, quanto nos óculos, é aplicada uma camada de resina anti-risco. Essa camada tem um alto grau de dureza e se esse “anti-risco” fosse aplicado nas placas de Policarbonato usadas nas Coberturas, elas perderiam sua principal característica: A curvatura a frio.
Concluindo: O policarbonato é um substituto econômico do vidro. Revestimento mais leve, então, estrutura de sustentação menos robusta.
O Vidro “… Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra…” – Disso você já sabe: Ele quebra…
As Coberturas de Vidro da i9 são projetadas para garantir o maior nível de segurança possível. Tanto nas Coberturas retráteis como nas coberturas fixas, os vidros são temperados com laminação externa, dimensionados conforme o vão entre os apoios nas coberturas. A laminação é externa e na face inferior do vidro. Se o vidro for quebrado ele se manterá na posição de instalação e nenhum “caco” será disperso no ambiente.
Chegando a 10 vezes mais pesados do que o policarbonato, as Coberturas de Vidro exigem uma base mais estruturada e robusta, elevando os custos.
A sofisticação, elegância e durabilidade são, logicamente, atributos definitivos das Coberturas de Vidro.
Agora a decisão é sua. Boa obra!